Blog Calebe Investimentos Imobiliários

Imobiliária em Itapema

5 dicas para ampliar ambientes pequenos com as cores

5 dicas para ampliar ambientes pequenos com as cores

Ambiente pequeno em casa? Uma solução fácil e rápida é apostas nas cores. Para não errar na hora de decorar e adicionar leveza ao projeto é preciso harmonizar elementos como iluminação e disposição dos móveis, com os tons que serão aplicados na parede. A decoração de cômodos menores despertam muitas dúvidas e para deixar essa tarefa mais simples, Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams, dá cinco dicas de como usar as cores para criar a sensação de amplitude em poucos metros.


Aposte no off white

Uma opção clássica que pode ser utilizada sem medo é o branco. Esse tipo de cor funciona, pois reflete a luz natural no cômodo, ampliando visualmente o espaço. Se a proposta é criar um ambiente clean, indicamos a cor off white, Bola de Neve SW 7004. Outra dica importante é investir em texturas como manta, peças em palha ou croché, para não deixar o espaço totalmente monótono. Esses detalhes são truques que ajudam a quebrar o minimalismo do branco, gerando um ponto de interesse para o olhar.

Aposte no off white


Use branco com outras cores

O branco também pode ser utilizado com tons mais escuros para dar mais personalidade ao espaço. A sugestão é fazer um efeito na parede, pintando uma borda com uma cor mais escura abaixo do olhar e uma clara acima dos olhos, produzindo uma sensação de ambiente espaçoso. O efeito de cor mais escura embaixo ajuda a deixar o cômodo mais horizontal, criando um ponto focal que amplia mais o local, ideal para ambientes com pé direito baixo. Como sugestão indicamos as cores, Orvalho das Estrelas SW 9138, um azul acinzentado junto com o off White, Darma SW 7014.

Use branco com outras cores


Invista em tons contrastantes

Para gerar uma sensação de aconchego em ambientes com pé direito alto, coloque uma cor mais clara abaixo do olhar e a escura acima. Esse efeito aproxima e diminui a sensação de parede alta. Caverna SW 7701, um tom de terracota alaranjado e sofisticado, é ideal para salas de estar e ambientes de estudo. Para harmonizar tons escuros com mais claros aposte no Melodia do Mar SW 6496, um azul turquesa, com o off white, Serenata ao Luar SW 6231. Para trazer uma sensação amplitude aplique a tinta na área maior e mais iluminada do cômodo. Cores escuras também podem ficar no fundo ou em paredes menores.

Invista em tons contrastantes


Destaque uma parede

Em ambientes pequenos podemos destacar uma parede, com a aplicação de pintura. Em cozinhas de copa o efeito integra o ambiente ao restante da casa. As cores também podem ser utilizadas para delimitar o cômodo, com a possibilidade de criar um ambiente dentro do outro, sem perder espaço. A solução é ideal para fazer um cantinho de trabalho ou estudo em casa. A nossa sugestão de cor para fazer um ambiente de home office é o Recheio de Goiaba SW 9805, um tom de rosa que pode ser harmonizado com móveis de madeira clara e o branco, ajudando a ampliar o espaço.

Destaque uma parede


Cores e iluminação

A dica para corredores compridos é trabalhar cores e iluminação, pois a luz aquece o ambiente. O piso também é importante e em madeira ajuda a tornar o espaço mais acolhedor, integrando o espaço com a casa toda. Em corredores menores e verticalizados é possível criar um ponto de cor com o uso de cores mais escuras como Caviar SW 6990, um tipo de preto, com cores mais claras como o Branco Puro SW 7005. Para destacar o tom e a parede invista na iluminação, com uma luminária charmosa e elegante.

Cores e iluminação

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que possa gostar e nos deixe sua opinião ;)





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.