Blog Calebe Investimentos Imobiliários

Imobiliária em Itapema

Dicas para ter um PET no apartamento

Dicas para ter um PET no apartamento

Pet Lover?
Você tem o desejo de ter um animal de estimação em casa ou já possui um? Tem receios a respeito de criá-lo em um apartamento?
Confere esse artigo com várias dicas que vão acalmar seu coração, e facilitar sua convivência com o pet em casa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de cachorros já supera o de filhos pequenos nos lares brasileiros. Isso é sinônimo de famílias menores e, consequentemente, apartamentos cada vez mais compactos. Em 59% dos domicílios têm algum animal de estimação. Para cada seis habitantes há um cão domesticado e, para cada 16, um gato. Números do Ibope apontam que existem 54 milhões de animais domésticos no país, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Sobre o PET
Animais de pequeno e médio porte são os mais indicados para serem criados em apartamentos, mas nem sempre o tamanho é o critério mais importante. Tente escolher uma raça mais tranquila, mesmo que seja de maior porte.
É totalmente possível criar cães grandes em apartamento, pois tudo depende da maneira como essa situação será conduzida. Se você tem um cãozinho – seja ela minúsculo ou imenso - ele nunca deve ficar fechado em casa, mesmo que você tenha um enorme quintal.

Se for adotar um animal sem raça definida, informe-se com o cuidador a respeito da sua personalidade. Isso porque cães muito ativos precisam de espaço e, mesmo os pequenos, podem não se adaptar em apartamentos.
O mesmo vale para os gatos. Mesmo que pequenos, gatos são animais que precisam de muito espaço livre. Eles se locomovem bastante e costumam escalar os móveis da casa, por isso, algumas adaptações devem ser feitas para receber esse bichinho em casa.

Sobre o apartamento
Apartamentos são caracteristicamente mais compactos. Então, se o objetivo não for deixar o animal circular livremente pelos ambientes, é melhor repensar a decisão. Manter um animal confinado por muito tempo em lugares pequenos, como sacadas ou áreas de serviço, o deixará bastante infeliz.
Antes de adotar, deixe o apartamento seguro. Coloque telas nas janelas e sacadas (acredite, eles conseguem pular bem alto quando querem). Se houver necessidade de limitar a passagem deles para um cômodo específico, como a cozinha, utilize uma grade de porta. Elas são ótimas por não impedirem a visão do cão, deixando-o menos ansioso.

Sobre o condomínio
Fique atento às regras do seu condomínio e evite problemas com os vizinhos. Se seu cachorro late demais, veja nossas dicas de como amenizar o problema ou busque o auxílio de um educador canino. Leve sempre com você saquinhos coletores de cocô, não deixe seu pet solto no elevador e nem nas áreas comuns. Mantenha os ambientes limpos e evite multas e advertências desnecessárias.

Hora do passeio
Conhecer as redondezas, ver pessoas e pets diferentes, além de gastar a energia com a caminhada são atividades importantíssimas para os pets, principalmente para os cães. O ideal é que você saia com seu cachorro pelo menos duas vezes ao dia e que esse passeio não seja somente para o xixi e o cocô, mas pelo passeio em si e pelo momento que podem desfrutar juntos. Nessa hora, deixe o celular em casa, se mantenha atento ao seu cão e veja como ele se sente satisfeito com isso. O tempo de passeio deve variar principalmente de acordo com a idade do cão e as recomendações de seu médico veterinário.

O cantinho dele
Crie um cantinho especial para seu pet, mesmo que ele circule por todo o apartamento ou durma com você. Com isso, quando ele estiver sozinho, terá um lugar de costume para ficar e saberá onde encontrar suas coisinhas.
Nesse cantinho, coloque uma caminha confortável e uma caixa com os brinquedos — para mantê-los organizados. Não é preciso de muito espaço, pode ser um canto da sala ou do quarto.

Evite locais próximos a produtos químicos, como áreas de serviço, pois mesmo que não estejam ao alcance do animal, podem ser tóxicos se inalados por muito tempo.

Escolha um local para que ele faça suas necessidades. Pode ser na sacada ou qualquer outro lugar arejado.
Atualmente, é possível encontrar com facilidade em petshops tapetes higiênicos próprios para essa finalidade. Eles dispensam o uso de jornais e facilitam muito a limpeza. Para os gatos, as caixas de areia são o ideal.
Comedores e bebedores devem ficar longe desse local.

É muito comum o cachorro ficar várias horas sozinho enquanto os donos estão trabalhando. E nessa hora, se ele não tiver com o que se distrair, seus sapatos e móveis podem não sobreviver.
Uma opção muito legal é ter mais de um cãozinho para evitar a solidão, mas se isso não for possível, prepare o ambiente para esse período.

Compre brinquedos que o estimulem a se movimentar, que agucem a curiosidade e o mantenha ocupado, como bolinhas e mordedores resistentes. E sempre deixe mais de um tipo de brinquedo disponível.
Mas lembre-se: antes de deixar o cão sozinho com um brinquedo novo, deixe-o testar em sua presença, para ter certeza de que não engolirá pedaços grandes ou se machucará.

Não esqueça dos vizinhos do apartamento de baixo e evite brinquedos que façam muito barulho ao cair.

Tudo limpo e organizado
Para criar um bichinho dentro de um apartamento é preciso ter um pouco mais de disciplina com relação à limpeza.

Organize-se para fazer a cada dois dias:

  • usar o aspirador de pó para retirar o excesso de pelos soltos pela casa, móveis e estofados;
  • passar pano com desinfetante diluído em água por todo o piso (quando indicado).
Deve ser feito, pelo menos, uma vez ao dia:
  • retirar as necessidades feitas pelo animalzinho, limpar o local com desinfetante e trocar o tapete higiênico ou jornal;
  • lavar e trocar as vasilhas de água e comida para evitar o acúmulo de poeira e criação de fungos prejudiciais à saúde do animal.
Uma vez por semana:
  • limpe a caminha do pet, lave as cobertas e os brinquedos.
Eliminar odores
Existe uma ótima solução caseira para tirar de uma vez por todas aquele cheirinho característico com o qual os donos até podem se acostumar, mas as visitas sempre sentem.

Dilua 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em 1 litro de água e passe com um pano no chão. O vinagre é poderoso na hora de eliminar os odores, não mancha o piso e não causa alergias. E pode ficar tranquilo: a diluição na quantidade certa de água não vai deixar seu apartamento com cheiro de vinagre.

Banho e tosa
Cachorros criados em apartamento tendem a se manter mais limpos do que os que ficam em lugares abertos. Mas é preciso lembrar que eles saem para passear e que os cães têm um cheirinho característico mais forte que pode tomar conta do ambiente.

Portanto, o banho é necessário a cada 15 dias, ou uma vez por semana, dependendo da raça do cachorro. Um veterinário pode indicar a melhor periodicidade.

Para controlar a queda de pelos, escove o animalzinho diariamente e mantenha a tosa em dia em cães de pelo longo.

O mesmo vale para os gatos, porém os banhos podem ser necessários apenas quando estiverem muito sujos, ou quando for recomendado pelos veterinários.

Eduque seu bichinho
Eduque, desde cedo, seu pet sobre o que ele pode fazer, onde pode entrar ou subir e o que ele pode (e não pode) comer. Além de facilitar seu dia a dia, ainda evitará que ocorram acidentes nos momentos em que ele estiver sozinho.

A técnica da recompensa é a que melhor funciona na hora de ensinar algo, como o lugar correto de fazer as necessidades, por exemplo. Mostre como (ou onde) deve ser feito e, quando ele agir corretamente, dê os parabéns, faça festa e dê um petisco.

O mais importante é sempre ter paciência. Brigar e gritar só os deixará com medo de você.

Atenção a seu amigo
Permanecer longos períodos dentro do apartamento ou sozinho pode gerar ansiedade e estresse no cão. Por isso, leve-o para passear pelo menos uma vez ao dia, com duração de no mínimo 30 minutos.

O passeio frequente evita o sedentarismo, a obesidade e proporciona ao animal a interação com outras pessoas e cães, o que é muito importante no desenvolvimento da sua personalidade.

Quando não for possível sair para passear, faça brincadeiras dentro do apartamento mesmo. Peça para trazer a bolinha, pular para pegar uma corda ou qualquer outra atividade que faça o cãozinho se movimentar.

Meu condomínio não permite animais, e agora?

É importante mencionar nesse artigo que a legislação brasileira garante autonomia na propriedade privada. Em outras palavras, o morador pode possuir o que bem entender em sua moradia.

Nenhum síndico ou proprietário pode proibir a permanência de cachorros em apartamento ou casa. Isso faz parte do seu direito de propriedade.

Mesmo que as regras do condomínio proíbam de alguma maneira a presença de cães, elas não podem ir contra e não são maiores que a Constituição Federal, código maior do país, ou o Código Civil.

Apenas um juiz pode, depois do tutor apresentar sua defesa, ordenar a retirada do animal. Essa decisão deve ser tomada apenas depois do processo conter provas inequívocas e o animal de fato apresentar algum perigo ou causar desassossego.

Pets podem morar em apartamento. Seja de porte pequeno, médio ou porte grande. O que realmente determina uma boa convivência e a possibilidade de ter cachorros em apartamento são o comportamento e criação deles.
Animais e apartamentos combinam, e muito, e é seu direito ter um bichinho em casa. Todavia, é seu dever cuidar bem do seu pet, dando muito amor e carinho.

Então, como vimos, criar cachorro em apartamento não é uma tarefa difícil. Com um pouco de criatividade, disciplina, disposição e muito amor você e seu animalzinho serão muito felizes, mesmo com pouco espaço! Esperamos que nossas dicas te ajudem a decidir adotar um pet para morar no apartamento com você, ou então, que tenha te auxiliado a conviver melhor com eles.


Sobre o PET

Animais de pequeno e médio porte são os mais indicados para serem criados em apartamentos, mas nem sempre o tamanho é o critério mais importante. Tente escolher uma raça mais tranquila, mesmo que seja de maior porte.
É totalmente possível criar cães grandes em apartamento, pois tudo depende da maneira como essa situação será conduzida. Se você tem um cãozinho – seja ela minúsculo ou imenso - ele nunca deve ficar fechado em casa, mesmo que você tenha um enorme quintal.
Se for adotar um animal sem raça definida, informe-se com o cuidador a respeito da sua personalidade. Isso porque cães muito ativos precisam de espaço e, mesmo os pequenos, podem não se adaptar em apartamentos.
O mesmo vale para os gatos. Mesmo que pequenos, gatos são animais que precisam de muito espaço livre. Eles se locomovem bastante e costumam escalar os móveis da casa, por isso, algumas adaptações devem ser feitas para receber esse bichinho em casa.
 

Sobre o PET


Sobre o Apartamento

Apartamentos são caracteristicamente mais compactos. Então, se o objetivo não for deixar o animal circular livremente pelos ambientes, é melhor repensar a decisão. Manter um animal confinado por muito tempo em lugares pequenos, como sacadas ou áreas de serviço, o deixará bastante infeliz.
Antes de adotar, deixe o apartamento seguro. Coloque telas nas janelas e sacadas (acredite, eles conseguem pular bem alto quando querem). Se houver necessidade de limitar a passagem deles para um cômodo específico, como a cozinha, utilize uma grade de porta. Elas são ótimas por não impedirem a visão do cão, deixando-o menos ansioso.
Sobre o condomínio
Fique atento às regras do seu condomínio e evite problemas com os vizinhos. Se seu cachorro late demais, veja nossas dicas de como amenizar o problema ou busque o auxílio de um educador canino. Leve sempre com você saquinhos coletores de cocô, não deixe seu pet solto no elevador e nem nas áreas comuns. Mantenha os ambientes limpos e evite multas e advertências desnecessárias.

Sobre o Apartamento


Hora do Passeio

Conhecer as redondezas, ver pessoas e pets diferentes, além de gastar a energia com a caminhada são atividades importantíssimas para os pets, principalmente para os cães. O ideal é que você saia com seu cachorro pelo menos duas vezes ao dia e que esse passeio não seja somente para o xixi e o cocô, mas pelo passeio em si e pelo momento que podem desfrutar juntos. Nessa hora, deixe o celular em casa, se mantenha atento ao seu cão e veja como ele se sente satisfeito com isso. O tempo de passeio deve variar principalmente de acordo com a idade do cão e as recomendações de seu médico veterinário.

Hora do Passeio


O cantinho deles

Crie um cantinho especial para seu pet, mesmo que ele circule por todo o apartamento ou durma com você. Com isso, quando ele estiver sozinho, terá um lugar de costume para ficar e saberá onde encontrar suas coisinhas.
Nesse cantinho, coloque uma caminha confortável e uma caixa com os brinquedos — para mantê-los organizados. Não é preciso de muito espaço, pode ser um canto da sala ou do quarto.
Evite locais próximos a produtos químicos, como áreas de serviço, pois mesmo que não estejam ao alcance do animal, podem ser tóxicos se inalados por muito tempo.
Escolha um local para que ele faça suas necessidades. Pode ser na sacada ou qualquer outro lugar arejado.
Atualmente, é possível encontrar com facilidade em petshops tapetes higiênicos próprios para essa finalidade. Eles dispensam o uso de jornais e facilitam muito a limpeza. Para os gatos, as caixas de areia são o ideal.
Comedores e bebedores devem ficar longe desse local.

É muito comum o cachorro ficar várias horas sozinho enquanto os donos estão trabalhando. E nessa hora, se ele não tiver com o que se distrair, seus sapatos e móveis podem não sobreviver.
Uma opção muito legal é ter mais de um cãozinho para evitar a solidão, mas se isso não for possível, prepare o ambiente para esse período.
Compre brinquedos que o estimulem a se movimentar, que agucem a curiosidade e o mantenha ocupado, como bolinhas e mordedores resistentes. E sempre deixe mais de um tipo de brinquedo disponível.
Mas lembre-se: antes de deixar o cão sozinho com um brinquedo novo, deixe-o testar em sua presença, para ter certeza de que não engolirá pedaços grandes ou se machucará.
Não esqueça dos vizinhos do apartamento de baixo e evite brinquedos que façam muito barulho ao cair.

O cantinho deles


Tudo limpo e organizado

Para criar um bichinho dentro de um apartamento é preciso ter um pouco mais de disciplina com relação à limpeza.
Organize-se para fazer a cada dois dias:
- usar o aspirador de pó para retirar o excesso de pelos soltos pela casa, móveis e estofados;
- passar pano com desinfetante diluído em água por todo o piso (quando indicado).

Deve ser feito, pelo menos, uma vez ao dia:
- retirar as necessidades feitas pelo animalzinho, limpar o local com desinfetante e trocar o tapete higiênico ou jornal;
- lavar e trocar as vasilhas de água e comida para evitar o acúmulo de poeira e criação de fungos prejudiciais à saúde do animal.

Uma vez por semana:
- limpe a caminha do pet, lave as cobertas e os brinquedos.

Eliminar Odores
Existe uma ótima solução caseira para tirar de uma vez por todas aquele cheirinho característico com o qual os donos até podem se acostumar, mas as visitas sempre sentem.
Dilua 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em 1 litro de água e passe com um pano no chão. O vinagre é poderoso na hora de eliminar os odores, não mancha o piso e não causa alergias. E pode ficar tranquilo: a diluição na quantidade certa de água não vai deixar seu apartamento com cheiro de vinagre.

Banho e tosa
Cachorros criados em apartamento tendem a se manter mais limpos do que os que ficam em lugares abertos. Mas é preciso lembrar que eles saem para passear e que os cães têm um cheirinho característico mais forte que pode tomar conta do ambiente.
Portanto, o banho é necessário a cada 15 dias, ou uma vez por semana, dependendo da raça do cachorro. Um veterinário pode indicar a melhor periodicidade.
Para controlar a queda de pelos, escove o animalzinho diariamente e mantenha a tosa em dia em cães de pelo longo.
O mesmo vale para os gatos, porém os banhos podem ser necessários apenas quando estiverem muito sujos, ou quando for recomendado pelos veterinários.

Eduque seu bichinho
Eduque, desde cedo, seu pet sobre o que ele pode fazer, onde pode entrar ou subir e o que ele pode (e não pode) comer. Além de facilitar seu dia a dia, ainda evitará que ocorram acidentes nos momentos em que ele estiver sozinho.
A técnica da recompensa é a que melhor funciona na hora de ensinar algo, como o lugar correto de fazer as necessidades, por exemplo. Mostre como (ou onde) deve ser feito e, quando ele agir corretamente, dê os parabéns, faça festa e dê um petisco.
O mais importante é sempre ter paciência. Brigar e gritar só os deixará com medo de você.

Tudo limpo e organizado


Atenção a seu amigo

Permanecer longos períodos dentro do apartamento ou sozinho pode gerar ansiedade e estresse no cão. Por isso, leve-o para passear pelo menos uma vez ao dia, com duração de no mínimo 30 minutos.
O passeio frequente evita o sedentarismo, a obesidade e proporciona ao animal a interação com outras pessoas e cães, o que é muito importante no desenvolvimento da sua personalidade.
Quando não for possível sair para passear, faça brincadeiras dentro do apartamento mesmo. Peça para trazer a bolinha, pular para pegar uma corda ou qualquer outra atividade que faça o cãozinho se movimentar.

Atenção a seu amigo


Meu condomínio proíbe animais de estimação, e agora?

É importante mencionar nesse artigo que a legislação brasileira garante autonomia na propriedade privada. Em outras palavras, o morador pode possuir o que bem entender em sua moradia.
Nenhum síndico ou proprietário pode proibir a permanência de cachorros em apartamento ou casa. Isso faz parte do seu direito de propriedade.
Mesmo que as regras do condomínio proíbam de alguma maneira a presença de cães, elas não podem ir contra e não são maiores que a Constituição Federal, código maior do país, ou o Código Civil.
Apenas um juiz pode, depois do tutor apresentar sua defesa, ordenar a retirada do animal. Essa decisão deve ser tomada apenas depois do processo conter provas inequívocas e o animal de fato apresentar algum perigo ou causar desassossego.
Pets podem morar em apartamento. Seja de porte pequeno, médio ou porte grande. O que realmente determina uma boa convivência e a possibilidade de ter cachorros em apartamento são o comportamento e criação deles.
Animais e apartamentos combinam, e muito, e é seu direito ter um bichinho em casa. Todavia, é seu dever cuidar bem do seu pet, dando muito amor e carinho.

Então, como vimos, criar cachorro em apartamento não é uma tarefa difícil. Com um pouco de criatividade, disciplina, disposição e muito amor você e seu animalzinho serão muito felizes, mesmo com pouco espaço! Esperamos que nossas dicas te ajudem a decidir adotar um pet para morar no apartamento com você, ou então, que tenha te auxiliado a conviver melhor com eles.

Meu condomínio proíbe animais de estimação, e agora?





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.